terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Festa com um toque ecológico

A Baby Center publicou uma dica super válida. Já que estamos vivendo em um planeta pedindo socorro, nada mais justo do que ajudarmos o tempo todo. Estamos sempre arrumando um jeitinho de reciclar, reduzir e reutilizar então vamos fazer isso na festinha também. Ai vão as dicas que a Baby Center deu junto com imagens de sujestões para você colocar tudo em prática numa festinha com um toque ecológico.


Os convites: elimine o papel

O primeiro passo para uma festa alternativa pode ser bem simples: eliminar os convitinhos de papel. Mande tudo por e-mail. E, para aqueles convidados que não usam email, telefone e diga-lhes o quanto gostaria que eles viessem à comemoração.

Com esse simples ato você economiza o dinheiro que gastaria nos convites, tem menos trabalho e evita o desperdício, já que o destino final do convitinho é sempre a lata de lixo.



Lembrancinhas úteis ou educativas

Não há como fugir das lembrancinhas. Já ficou convencionado que os convidados não saem da festa de mãos vazias. Então que tal aproveitar para fazer as crianças pensarem um pouco mais em como preservar nosso planeta?

Uma boa ideia de lembrancinha -- e de atividade para ocupar os pequenos convidados na festa -- são camisetas de algodão pintadas pelas próprias crianças. Para diminuir a sujeira, pode ser com canetas especiais para tecido.

Uma opção mais barata: um pequeno vaso de plantas com sementes e uma mensagem dizendo: "Obrigado por vir à minha festa. Plante este presente e dentro de um ano vamos ver o quanto ele cresceu".

Se você quer dar apenas balas e docinhos, use uma embalagem reutilizável (copos de plástico, caixinhas, estojos). Ou então use um saquinho de papel reciclado. Uma lembrancinha que sempre é bem-vinda são caixinhas de papelão com alguns docinhos da própria festa, para a pessoa saborear no dia seguinte.

Algumas mães que conseguem planejar a festa com bastante antecedência criam suas próprias lembrancinhas com trabalhos manuais. Potinhos de comida de bebê pronta dão ótimos recipientes para lembrancinhas. Basta decorar a tampa.


Comida fresquinha: pão integral, suco natural, potinhos de fruta


Muitas festas infantis podem ser sinônimo de uma montanha de açúcar, frituras e carboidratos refinados.

Por isso, pense em oferecer alimentos frescos e saudáveis. Uma ótima opção de lanche são palitinhos de legumes, como cenoura, pepino, pimentão e salsão, com molhinhos. Você pode servir ainda tomate-cereja, azeitonas e outras comidinhas que a criança possa pegar com a mão.

Se quiser preparar sanduíches, dê preferência a pães integrais e a queijos e frios com baixo teor de sal. Para dar um toque de cor e graça, use, se quiser, pãezinhos de beterraba, cenoura e espinafre.

Sirva sucos naturais e água de coco para acompanhar. Chás gelados costumam fazer sucesso também: hortelã, erva-cidreira...

Você pode servir potinhos de fruta cobertos de chocolate (morango e uva sem caroço dão certo). Pode também deixar numa champanheira com gelo potinhos de iogurte natural, caixinhas individuais de leite e sobremesas lácteas para crianças menores.

Deixar um cacho de bananas maduras à vista pode facilitar a vida de muitas mamães no meio da festa.

Prefira salgadinhos assados no lugar dos fritos. Além de mais saudáveis, eles requentam melhor no forno.

Recicle as garrafas e latinhas

Oriente as pessoas que vão ajudar a servir os convidados a juntar as latinhas e garrafas usadas para mandar para a reciclagem. Você também pode colocar latas de lixo especiais no ambiente da festa com indicações de reciclagem.

Sabemos que a vantagem dos pratos descartáveis é justamente poder jogar tudo no lixo sem se preocupar em lavar. Mas recicle o que conseguir -- os copos descartáveis são mais fáceis.



Use decoração de papel e abra mão das bexigas


Bexigas são lindas, mas duram muito pouco e podem ser um risco para as crianças menores, caso venham a estourar. Além disso, são feitas de material que prejudica o meio ambiente.

Melhor utilizar decorações de papel, como serpentinas, fitas e painéis. São divertidas, recicláveis e dão um toque tão festivo quanto as bexigas. E têm a vantagem de deixar sua festa com um jeito diferente das tradicionais.

Você não precisa adotar todas essas sugestões. Qualquer uma delas que adotar já dará um charme especial para a festa do seu filho, além de deixar sua consciência ecológica mais tranquila.

Outras imagens para te inspirar a reciclar, reduzir e reutilizar 

Garrafas pet

Latas de achocolatados

Rolo de papel higiênico

Garrafas pet

Sacolas de papel e jornal

Latas de achocolatado ou...

... de leite em pó

CD´s velhos e retalhos de papelaão

Vidros de papinha